Pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner no ano de 1919 em Stuttgart, Alemanha, baseada na filosofia Antroposófica.
Atualmente existem mais de 1000 escolas Waldorf e cerca de 2000 Jardins de infância, localizados em mais de 60 países, sendo assim um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo. No Brasil temos atualmente 95 escolas Waldorf.
Declarada pela UNESCO, em 1993, como "o modelo capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais";
A pedagogia Waldorf está de acordo com a configuração oficial do ciclo básico de educação em nosso país e segue princípios de inspiração Antroposófica. Sendo assim, o propósito de uma escola Waldorf é formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas seu bem-estar pessoal, mas também sua contribuição ao mundo. Entendemos que a aprendizagem que privilegia apenas o intelecto, dificilmente atinge o ser humano por inteiro. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente.
Nas escolas Waldorf, a expressão artística está presente em todas as áreas de conhecimento. Quando a informação é elaborada no intelecto (PENSAR), passa pelos órgãos dos sentidos (SENTIR) e determina uma vontade (AGIR), assim, pensar, sentir e agir é o caminho da aprendizagem.
Vemos o ser humano integralmente, acompanhando e respeitando as fases de desenvolvimento da criança.
O conteúdo é transmitido conforme essas fases de desenvolvimento e desta maneira, a criança reconhece dentro de si as experiências para as quais está pronta a viver.
Na educação infantil (primeiro setênio), a criança tem possibilidade de desenvolver-se plenamente através do BRINCAR.
Brincando, imita o mundo que a cerca, recriando aquilo que capta com seus sentidos. Exercita a interação social, a imaginação, a criatividade, além de aprender a conhecer-se melhor, desenvolvendo potencialidades corporais, como motricidade e equilíbrio. O espaço é acolhedor, com salas que se assemelham a “casas”. Os brinquedos são simples e elementos da natureza, tais como pedras, sementes e conchas, compõem o ambiente com delicadeza. Brincando, cantando, cozinhando, pintando, fazendo teatro, trabalhos manuais e ouvindo muitas histórias, a criança tem a chance de vivenciar uma infância plena.
No primeiro setênio o MUNDO É BOM
"Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo."
— Rudolf Steiner
No segundo setênio o MUNDO É BELO.
Ensino fundamental (segundo setênio), a arte é um instrumento essencial para a educação. Todas as atividades na escola têm o elemento artístico como base, e através desse elemento procura-se desenvolver o conhecimento. Os saberes do mundo relacionados com o ser humano estimulam o amor ao próximo e o respeito pela natureza.
O conteúdo de cada ano é desenvolvido a partir das características intrínsecas à idade dos alunos.
O currículo proporciona visão ampla e vivências das matérias, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos gerais e preparar o jovem para o exercício da cidadania. Apresentações regulares de Música, Euritmia e Dramatizações fazem parte do currículo. Essas atividades culminam com a encenação de uma peça de teatro no 8º ano para toda a comunidade escolar. Viagens de estudo, a partir do 5º ano, complementam o conteúdo teórico das diversas matérias.
O professor de classe acompanha a mesma turma ao longo dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estabelecendo uma ligação profunda e duradoura com seus alunos.
As matérias são lecionadas de forma concentrada, em módulos temáticos, com duração aproximada de quatro semanas. Os alunos vivenciam o mesmo assunto, com interesse e identificação assimilando a harmonia e a riqueza de cada disciplina. Além disso, na maioria das escolas Waldorf são lecionadas duas línguas estrangeiras.
Vídeo sobre a Pedagogia Waldorf